quinta-feira, 4 de setembro de 2014

ETARSERRA

Nossa apresentação no evento elaborado pela UFF, a II Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana,   ETARSERRA , no dia 15 de outubro de 2014

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''Primeira Experiência Docente - Contribuições do PIBID na Formação de Professores''.


Nome: Bruna Ribeiro, Felipe Neves, Lucas Bilé e Sheila Oliveira.
 Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ/cederj, RJ 


INTRODUÇÃO:
É importante perceber que, dentro das discussões que circulam o ambiente acadêmico brasileiro e mundial, a formação de professores gera muitos debates, uma vez que muitas universidades não proporcionam uma formação pedagógica adequada para os futuros professores. Logo, estes não desenvolvem técnicas e didáticas suficientes para aperfeiçoarem-se em sua atuação.
Sendo assim, o presente trabalho tem a finalidade de relatar a experiência do primeiro grupo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) na Escola Estadual Marcilio Dias em Nova Friburgo/RJ. O projeto objetiva a experimentação da prática interdisciplinar direcionada para formação de professores das Licenciaturas em Ciências Biológicas e Geografia.
A presença dos alunos da universidade faz uma ponte entre a Universidade (UERJ) e o Ensino Público do Município de Nova Friburgo. Essa ligação busca construir o diálogo coletivo entre docentes da Universidade do Estado do Rio do Janeiro, estudantes dos cursos das Licenciaturas da Universidade na modalidade semipresencial e professores rede estadual de ensino.
OBJETIVO:
O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) é um projeto que tem como finalidade promover a experiência à docência aos futuros professores dos cursos de licenciatura, para que estes alunos possam vivenciar a realidade da educação brasileira.
O Programa busca o aperfeiçoamento dos alunos e futuros educadores para que os mesmos consigam ver as teorias apresentadas ao longo do curso de licenciatura, sendo aplicada na realidade de uma sala de aula. Além disso, o PIBID busca trazer contribuição aos alunos e a escola contemplada com o projeto.


MÉTODOS:
Uma primeira atividade desenvolvida na Escola Estadual Marcilio Dias foi à observação da prática pedagógica utilizada pelo professor José Augusto Chicri a fim de conhecer a sua maneira de ensino e também para que pudesse haver uma adaptação mútua entre os alunos, os bolsistas e o corpo escolar.
RESULTADOS:
Posteriormente, veio a ser diagnosticado, através das observações, as necessidades das perspectivas didático-pedagógicas, algumas deficiências referentes, sobretudo, ao desinteresse com o estudar, desrespeito com os profissionais e falta de expectativa de vida. Esses foram os principais problemas observados nos alunos da escola.
CONCLUSÃO:
A partir disso, o projeto permitiu que nós, bolsistas (PIBID), pudéssemos refletir sobre as práticas pedagógicas e ao nosso posicionamento diante os problemas diagnosticados.
Diante tudo que vivenciamos, pudemos concluir que o PIBID nos oferece a oportunidade de vivenciar a real situação de ensino no Brasil. A experiência neste projeto mostra aos alunos as principais dificuldades enfrentadas por um professor e as maneiras que o professor tenta solucionar esses problemas.



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