Nossa apresentação no evento elaborado pela UFF, a II Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana, ETARSERRA , no dia 15 de outubro de 2014
Confira a programação !
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''Primeira
Experiência Docente - Contribuições do PIBID na Formação de
Professores''.
Nome:
Bruna Ribeiro, Felipe Neves, Lucas Bilé e Sheila Oliveira.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ/cederj, RJ
INTRODUÇÃO:
É
importante perceber que, dentro das discussões que circulam o
ambiente acadêmico brasileiro e mundial, a formação de professores
gera muitos debates, uma vez que muitas
universidades
não proporcionam uma formação pedagógica adequada para os futuros
professores. Logo, estes não desenvolvem técnicas e didáticas
suficientes para aperfeiçoarem-se
em sua atuação.
Sendo
assim, o presente trabalho tem a finalidade de relatar a experiência
do primeiro grupo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação
a Docência) na Escola Estadual Marcilio Dias em Nova Friburgo/RJ.
O projeto objetiva a experimentação da prática interdisciplinar
direcionada para formação de professores das Licenciaturas em
Ciências Biológicas e Geografia.
A
presença dos alunos da universidade faz uma ponte entre a
Universidade (UERJ) e o Ensino Público do Município de Nova
Friburgo. Essa ligação busca construir o diálogo coletivo entre
docentes da Universidade do Estado do Rio do Janeiro, estudantes dos
cursos das Licenciaturas da Universidade na modalidade semipresencial
e professores rede estadual de ensino.
OBJETIVO:
O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência)
é um projeto que tem como finalidade promover a experiência à
docência aos futuros professores dos cursos de licenciatura, para
que estes alunos possam vivenciar a realidade da educação
brasileira.
O Programa busca o aperfeiçoamento dos alunos e futuros educadores
para que os mesmos consigam ver as teorias apresentadas ao longo do
curso de licenciatura, sendo aplicada na realidade de uma sala de
aula. Além disso, o PIBID busca trazer contribuição aos alunos e a
escola contemplada com o projeto.
MÉTODOS:
Uma
primeira atividade desenvolvida na Escola Estadual Marcilio Dias foi
à observação da prática pedagógica utilizada pelo professor José
Augusto Chicri a fim de conhecer a sua maneira de ensino e também
para que pudesse haver uma adaptação mútua entre os alunos, os
bolsistas e o corpo escolar.
RESULTADOS:
Posteriormente,
veio a ser diagnosticado, através das observações, as necessidades
das perspectivas didático-pedagógicas, algumas deficiências
referentes, sobretudo, ao desinteresse com o estudar, desrespeito com
os profissionais e falta de expectativa de vida. Esses foram os
principais problemas observados nos alunos da escola.
CONCLUSÃO:
A partir disso, o projeto permitiu que nós, bolsistas (PIBID),
pudéssemos refletir sobre as práticas pedagógicas e ao nosso
posicionamento diante os problemas diagnosticados.
Diante tudo que vivenciamos, pudemos concluir que o PIBID nos oferece
a oportunidade de vivenciar a real situação de ensino no Brasil. A
experiência neste projeto mostra
aos alunos as principais dificuldades enfrentadas por um professor e
as maneiras que o professor tenta solucionar esses problemas.
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