quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Oficina 2 - Filtro de Água

Gif escolar                               Por Felipe Neves:                                Gif escolar

Filtro de Água Caseiro

Aplicada no 6º Ano

Oficina: Como Filtrar Água Suja?
Cada vez mais as fontes de água limpa e potável estão se tornando mais escassas no mundo e se torna mais imprescindível reutilizar a água suja. Devido a necessidade que se mostra inerente algumas técnicas para filtrar água suja estão surgindo. Ao longo desse artigo vamos falar um pouco mais sobre essas técnicas que podem ajudar muitas pessoas que desejam filtrar a água suja para poder consumir e utilizar no dia a dia.

Como Construir um Filtro de Garrafa PET
O filtro feito de garrafa PET é uma das técnicas mais antigas e conhecidas para filtrar água suja transformando-a em água potável novamente. Muitas escolas incluem a construção desse filtro como uma atividade das aulas de ciência. Trata-se de uma técnica bem simples e que com materiais simples pode gerar um impacto bastante positivo.
Para construir o seu filtro feito de garrafa PET será necessário contar com garrafas desse material de 2 litros, areia limpa, carvão em pó, algodão, tesoura e pedras pequenas. Com os materiais a sua disposição é só começar a fazer o seu filtro, mãos a obra.

Como Fazer
  • Passo 1
Com a tesoura você deverá dividir a garrafa PET em dois pedaços. O pedaço do gargalo da garrafa deverá ter uns 20 cm, será nessa área que se colocará um chumaço de algodão com uma camada de carvão por cima, uma camada de areia e por fim uma última camada de pedras.
  • Passo 2
Depois de montar as camadas como indicado acima basta juntar a outra parte da garrafa como se fosse um suporte e um receptor para a água que vai ser filtrada.
Dica – Esse filtro é um excelente trabalho para que crianças e adolescentes compreendam a importância de ter água potável. Lembramos que não se trata de um filtro que possa ser usado para um grande volume de água, mas é válido como estudo.

Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/projetos/como-filtrar-agua-suja Acesso em: 31 de Julho de 2014


Nenhum comentário: